/ Notícias

Dia Nacional do Livro Didático

Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para o conhecimento

O livro didático contém as informações necessárias para ajudar a desenvolver o conhecimento humano, em todas as etapas da educação – desde o ensino fundamental até os superiores.

Eles também são muito importantes para que os educadores (professores), tenham orientação no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

No Brasil as primeiras ideias sobre o livro didático surgiu em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) -  instituto criado para legitimar o livro didático nacional e auxiliar na sua produção.

Desde 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), é o responsável por fornecer todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.

Segundo o Fundo Nacional da Educação (FNDE), todos os anos cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) faz um investimento de R$ 1,9 bilhão anualmente em obras didáticas.

Fonte: Câmara dos Deputados